A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, realiza em Gravatá no período de 28 a 31 de maio a 9ª edição da Festa do Cavalo. O evento é um congraçamento dos criadores de duas das principais raças criadas no Estado de Pernambuco, que são a Mangalarga Marchador e a Campolina, elementos fundamentais no desenvolvimento do turismo rural do Agreste Pernambucano.
Com o apoio do SEBRAE, Prefeitura de Gravatá, e Associações de criadores locais a festa acontece das 9 às 21 horas no Haras Dr. Luiz Ignácio, localizado às margens da BR 232, KM 84,5 sentido Caruaru. A Festa do Cavalo promove a aproximação do grande público com o universo equestre e oferece oficinas, palestras, provas desportivas e exibições de animais e produtos. De acordo com a organização a expectativa de público é de 2 mil pessoas por dia.
Além das provas oficiais das duas raças (Mangalarga Marchador e Campolina) também se abordarão em salas específicas, cursos e palestras sobre o turismo rural e equideocultura com a capacitação das cadeias produtivas dos dois segmentos. O evento contará ainda com estandes de associações de criadores, expositores do segmento rural, empresários de turismo rural e outros, propiciando oportunidades de negócios para a economia local.
Também como no passado, a cidade receberá um fluxo turístico expressivo que beneficiará sua hotelaria, restaurantes e comércio por quatro dias. A realização da penúltima etapa do Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador e do Leilão da raça garantirão a presença de centenas de criadores e expositores e a apresentação de mais de 300 animais competindo. A Festa vem consolidando Gravatá e seu entorno, como polo mais expressivo do turismo equestre do Nordeste.