Por volta das 15h desta sexta-feira (26/12), precisamente 31 menores infratores da Funasa, instalada em Pacas, Zona Rural da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, fugaram e chegaram a invadir as residências aterrorizando os moradores daquela localidade. Dezenas destes se evadiram pelo matagal com destino ignorado.
A Polícia Militar em conjunto com o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e demais patrulhas, montaram operação para efetuar o cerco policial e conseguiu até o momento, apreender dezoito (18) destes adolescentes; apesar da suspeita inicial, nenhum deles estava armado.como se dizia pelos moradores daquela localidade
Segundo informações do 21º BPM junto a Redação do Blog Mariano noticias e que toda Corporação encontra-se empenhada nesta operação, efetuando apreensões na Cabanga, final da Av. Mariana Amália, Centro de Vitória, bem como na Comunidade de Natuba, suspeitos de cometerem furtos e roubos. Em Natuba, o grau de intervenção dos infratores foi maior, fazendo com que os moradores se trancassem em suas casas.
O BLOG teve acesso a um depoimento de um dos funcionários do Case de Pacas. Ele relatou que dos 52 reeducandos, 31 deles estavam encapuzados e usavam chunchus (arma artesanal) quando se debelaram. Segundo apuramos, o motivo principal da rebelião se deu em virtude da ansiedade de quererem passar as festas de fim de ano com suas famílias, quando a segurança interna não conseguiu segurar os ânimos que se exaltaram no início da tarde de hoje.26/12 Durante a rebelião um interno saiu ferido, sendo removido para o Hospital da Restauração, Recife. Ainda na confusão, nenhum funcionário ficou ferido gravemente, apenas leves escoriações quando a rebelião foi instaurada.
Na recaptura, dois adolescentes teriam se ferido e levados para o Hospital João Murilo,de oliveira em Vitória de Santo Antão. A unidade de Pacas foi inaugurada em novembro de 2013, com capacidade para 72 jovens do sexo masculino, com idades entre 15 e 17 anos. Atualmente a unidade abriga 52 garotos, oriundos dos Cases de Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife, considerados os mais superlotados do Estado.
O Governo do Estado e a Secretaria da Criança e da Juventude investiram seca de R$ 13.759.773,85 na unidade, que totaliza uma área de mais de 26 mil metros quadrados.
FUNASE
Em Nota à imprensa, a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) informou que a Polícia Militar de Pernambuco continua com as buscas por toda a madrugada.deste sábado a ter conseguirem prender os fugados
Por determinação do Secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, o diretor da unidade e todos os agentes que faltaram ao serviço já foram afastados de suas funções.
Dos dois adolescentes que participaram da fuga, ambos tiveram ferimentos leves e um deles já foi liberado e o outro permanece internado, mas não corre risco de morte.declarou a direção do hospital HRA,
A Corregedoria da Funase vai abrir uma sindicância para investigar e apura o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário