A estreia de Dado Cavalcanti, na tarde deste sábado, no comando técnico alvirrubro aconteceu da forma como o treinador desejava. Mesmo fora de casa, na Arena do Pantanal, em Cuiabá, diante de uma equipe colocada entre os quatro melhores da Série B do Campeonato Brasileiro, o Luverdense, o Náutico conseguiu os três pontos na competição. A vitória, por 2×0, foi construída após boa postura defensiva, por parte dos visitantes, e gols de Crislan e Sassá.
Antes da partida, a equipe do Náutico promoveu uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco, e atual candidato a Presidência da República, Eduardo Campos. Alvirrubro, o político morreu na última quinta-feira, após acidente aéreo em Santos, São Paulo. Além de uma faixa, o clube ainda entrou no gramado com uma foto de Campos estampada na camisa.
Apesar de ter se postado sob um esquema com características ofensivas, a equipe do Náutico soube dosar o ímpeto, e conseguiu sobreviver às investidas do Luverdense. Sem a bola, os alvirrubros praticamente atuaram em seu próprio campo de jogo, justamente para não dar liberdade aos atletas adversários. O resultado final do primeiro tempo provou que a mentalidade seria suficiente para a conquista dos três pontos.
A defesa alvirrubra teve, no entanto, de conviver com sustos durante os primeiros 45 minutos de jogo. Aos 11 minutos, o rápido atacante Misael, dono das principais jogadas ofensivas no início do jogo, fez uma boa jogada pelo lado esquerdo, em velocidade, e tocou para o meio da área. Gilson apareceu na frente do gol e chuta forte, mas em cima do goleiro Júlio César. A boa defesa fez o placar se manter em branco.
O Náutico poucas vezes chegou com perigo à defesa adversário. Quando o fez, contou com uma contribuição do goleiro Gabriel Leite para abrir o marcador. Aos 19 minutos, o meia Vinícius deu um lançamento na entrada da área e o arqueiro do Luverdense saiu do gol, para intervir o lance. Sem conseguir ir de encontro à bola, ele acabou sendo vazado pelo atacante Crislan, em um arremate rápido, que o encobriu. 1×0 Timbu.
A abertura do placar fez o Náutico explorar ainda mais a postura defensiva. Mesmo assim, nova oportunidade acabou criada pelos donos da casa. Em nova jogada de Misael, o atacante recebeu uma bola de frente com o goleiro Júlio César. Na dividida, o alvirrubro acabou se saindo melhor e o perigo foi afastado. Assim, a vantagem no placar foi levada para os vestiários, na Arena Pantanal.
Na volta para o segundo tempo, o mesmo filme acabou repetido. Um Náutico mais defensivo foi aos poucos segurando novamente as investidas dos donos da casa, dessa vez, atrás do marcador. Em um lance de contra-ataque, a vantagem foi ampliada. Aos sete minutos, o atacante Sassá recebeu um belo passe de Vinícius, no lado esquerdo de ataque, e tocou na saída do goleiro Gabriel Leite para marcar o segundo gol do alvirrubro.
Em menos de 15 minutos da etapa final, o técnico Júnior Rocha já havia feito as três substituições do Luverdense no jogo. As duas primeiras, com as entradas do volante Júlio Terceiro e do meia Rubinho. Após o tento Timbu, a dupla ofensiva da equipe ganhou a companhia do atacante Lê. Apesar dos esforços, pouca evolução foi protagonizada pelos anfitriões na partida. Assim, o resultado acabou mantido e o timbu conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento. Os alvirrubros estão na 14ª colocação, com 21 pontos. Já o Luverdense permaneceu no G4, na terceira posição, com 27 pontos. Na próxima terça-feira, o Náutico recebe o Oeste, às 19h30, na Arena Pernambuco.
FICHA DE JOGO
LUVERDENSE 0×2 NÁUTICO
LUVERDENSE
Gabriel Leite; Michel, Zé Roberto, Braga e Paulinho; Jean Patrick, Gilson (Júlio Terceiro), Washington (Lê) e Samuel (Rubinho); Misael e Reinaldo. Técnico: Júnior Rocha.
NÁUTICO
Júlio César; Rafael Cruz, Mario Risso, Renato Chaves (Flávio) e Roberto; João Ananias, Paulinho e Vinícius; Sassá (Marcone), Crislan (Raí) e Tadeu. Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Arena Pantanal (Cuiabá)
Hora: 16h20 (do Recife).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Santa Catarina/Fifa)
Assistentes: Neuza Ines Back e Jose Roberto Larroyd (ambos de Santa Catarina).
Gols: Crislan (aos 19 do 1ºT); Sassá (aos 7 do 2ºT)
Cartões amarelos: Paulinho, Mario Risso, Rafael Cruz (Náutico)
Público e renda: Não dilvugados