Apesar de ter sido o último jogo do Santa Cruz no Arruda em 2014, pouquíssimos torcedores prestigiaram a despedida coral. Mas não há motivo para arrependimento. A exibição que resultou na derrota para o Avaí por 1 x 0 não empolgou.
O jogo começou com as duas equipes marcando forte. Pareceu que o duelo seria equilibrado. Mas foi apenas a impressão inicial. De um lado, o Santa, um time desorganizado que errava muitos passes. Do outro, o Avaí, uma equipe tranquila que jogava nos erros do adversário.
Mal a partida começou, aos quatro minutos, a equipe coral sofreu uma baixa. O goleiro Tiago Cardoso machucou o joelho. Fred assumiu a posição. A iniciativa do ataque foi dos donos da casa. O primeiro lance de perigo saiu dos pés do lateral Tony em cobrança de falta. O goleiro Vagner foi obrigado a mandar a bola para o escanteio.
O Avaí, apesar da necessidade de vitória para continuar na briga de acesso a Série A, não se afobou. Aos 18 minutos, o meia Marquinhos Catarina driblou o zagueiro Alemão dentro da área. O defensor cometeu pênalti. Paraná bateu com força no canto direito de Fred, que nada pôde fazer. Em desvantagem no placar, os donos da casa tentaram se lançar ao ataque, mas desorganizados, não ameaçavam. O principal problema estava nos erros de passe. Os visitantes foram cautelosos e pisaram no freio.
O Santa Cruz voltou com outra postura para o segundo tempo. Antes dos dez minutos, os comandados de Oliveira Canindé tiveram três oportunidades de empatar partida. Tony carimbou o travessão; Danilo levou perigo de bicicleta; Léo Gamalho, sozinho, chutou em cima de Fred. O Avaí sentiu a pressão e recuou.
Para assegurar o resultado, o treinador Geninho colocou todo o seu time na defesa. O Santa Cruz insistiu por todos os lados, mas não conseguiu furar o bloqueio dos catarinenses. Apesar disso, as chances mais claras de balançar as redes foram do Avaí. Aos 40 minutos, Roberto partiu sozinho em direção ao gol tricolor. Mas chutou por cima da barra. Dois minutos depois, o atacante teve outra chance. Livre de marcação, chutou em cima de Fred.
O Santa Cruz encerra a participação no Brasileirão contra o Atlético/GO, no estádio Serra Dourada, em Goiás. O Avaí recebe o Vasco, na Ressacada, em Santa Catarina. Todos os jogos da última rodada começarão no mesmo horário, às 15h20 (horário de Recife).

Ficha do jogo

Santa Cruz 0 x 1 Avaí
Santa Cruz
Tiago Cardoso (Fred), Tony, Alemão, Renan Fonseca e Nininho (Caça-Rato); Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley; Léo Gamalho e Pingo (Natan). Técnico: Oliveira Canindé.
Avaí
Vagner, Marrone, Antônio Carlos, Pablo e Tiago Carleto (Eltinho); Eduardo Costa, Eduardo Neto (Revson), Júlio César e Marquinhos Catarina; Roberto e Diego Viana (Anderson Lopes). Técnico: Geninho.
Arbitragem. Marcelo de Lima Henrique (RJ). Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Henrique Correa (ambos do RJ). Gols. Marquinhos Paraná (aos 18 do 1º T). Cartões amarelos: Alemão e Tony (S) e Júlio César e Vagner (A). Publico: 7.289. Renda:R$ 83.653.