O último mês tem sido de reivindicações, reuniões e audiências para os representantes dos grupos de Maracatus de Baque Solto da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ontem à tarde, Maciel e Manoelzinho Salustiano encontraram-se com o Secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto, para relatar a situação dos maracatus rurais que sofrem com a restrição dos horários de suas sambadas. A sentença foi clara: “Vou marcar com Fenelon (Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco) uma reunião com todas as Promotorias das cidades que possuem grupos de maracatus de baque solto para chegarmos a um consenso geral”, disse o Secretário.
O Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, também participou do encontro e confirmou sua posição da audiência pública ocorrida no último dia 05, em Nazaré da Mata. Segundo ele, a Polícia nunca foi orientada pelo Estado a interferir nas sambadas e nem nunca será. “Vamos analisar cidade por cidade com os maracatuzeiros e as Comarcas para, em seguida, mostrarmos um critério geral para todas, vamos construir uma saída”, disse Canuto.
Historicamente tendo suas sambadas encerradas de manhã, por volta das 5h, os maracatus vinham há mais de dois anos sofrendo uma ameaça à manutenção de sua tradição, já que estavam sendo obrigados a terminar os festejos ás 2h.
A Fundarpe, mesmo se posicionando contra essas medidas, não pode restringir uma ação para todo o Estado, pois cada Promotoria é autônoma. Os ocorridos já haviam sido colocados para Promotores do Recife em audiência pública na última sexta-feira.
A agenda juntos aos diversos municípios da Mata Norte deve ser realizada após o Carnaval. Até lá, a orientação é de que não haja intervenção policial nos encontros de maracatus. “Para nós, é bom que a Polícia fique passando por perto, mas ela não precisa ficar lá parada até o fim”, conta Manoelzinho.
CELEBRAÇÃO
Os maracatus de baque solto comemoram, em 2014, 100 anos de existência. Durante o Carnaval, eles participam do Encontro Estadual de Maracatus, na Cidade Tabajara e em Aliança, do sábado à segunda-feira. Cerca de 90 grupos participam do encontro, que deve reunir 14 mil brincantes. No domingo, Nazaré da Mata é palco também de um encontro de 80 grupos de maracatus de toda a Mata Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário