O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco deu início, por meio do site (www.detran.pe.gov.br), a uma campanha de confirmação de endereço dos usuários. A medida pretende reduzir o elevado índice de devolução de correspondências enviadas pelo órgão às residências dos pernambucanos e assim garantir que, em condições normais de funcionamento dos Correios, sejam recebidos os Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV, também conhecido como Certificado de Licenciamento Anual ou CLA), documento de porte obrigatório, dos motoristas.
Segundo o Detran, a campanha, neste primeiro momento, será direcionada para os moradores de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão, Recife, além de Caruaru e Petrolina.
Para confirmar o endereço o motorista deve:
- Acessar o site do Detran (www.detran.pe.gov.br) e procurar a área “Consultar Placa”. Lá, deve-se digitar a placa do veículo
- Em seguida, clica no botão “Detalhamento de Débito”
- Aparecerá a mensagem “Para receber o CRLV do exercício corrente em sua residência após a quitação de todos os débitos do licenciamento, é necessário confirmar seu endereço”, ao lado, um botão verde, onde está escrito “Clique Aqui”
- Ao clicar, o usuário deverá preencher um espaço com o CEP de seu endereço válido. Se o CEP divergir daquele cadastrado pelo Detran, aparecerá uma mensagem convocando o usuário a se dirigir a um dos pontos de atendimento para atualizar o endereço de cadastro.
- Para atualizar o endereço em um dos pontos de atendimento do Detran, basta levar a carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia) e um comprovante de endereço atualizado. A atualização de endereço é feita gratuitamente.
A emissão do CRLV 2014 só acontece mediante o pagamento de todas as taxas que compõem o Licenciamento do Veículo. São elas:
- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
- Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT),
- Taxa de licenciamento
- Taxa de Corpo de Bombeiros
- Multas, caso estejam em atraso
O Departamento ainda lembra que, se, após quitar todos os débitos, o proprietário do veículo não receber o CRLV em sua residência em até sete dias úteis anteriores aos prazos-limite descritos na tabela abaixo, ele deverá se dirigir a um dos pontos de atendimento e emitir o CRLV 2014. Para emitir o CRLV (1ª ou 2ª via) nos pontos de atendimento, é necessário que o proprietário tenha em mãos o Certificado de Registro do Veículo (o CRV), popularmente conhecido como recibo.
Prazo-limite para portar o CRLV 2013
Até a liberação do CRLV 2014, os condutores devem circular com CRLV de 2013. Porém, deve-se prestar atenção ao prazo-limite para portar o CRLV 2013, de acordo com a numeração da placa do veículo (Confira tabela abaixo). Após estas datas, o CRLV anterior (2013) perde a sua validade
Nenhum comentário:
Postar um comentário