Mal das pernas no Brasileiro da Série B, o Santa Cruz tem na Copa do Brasil, às 22h desta quarta (23), uma grande chance de começar a reverter essa péssima imagem que vem passando aos torcedores pós-Mundial 2014. Se em dois jogos foram duas derrotas e sete gols tomados, pela Segundona, nesta outra disputa basta um simples 0×0 diante do Botafogo/PB, no Arruda, para carimbar a classificação para a terceira fase do torneio, já que o confronto de ida, em João Pessoa, terminou em 1×1. Caso este mesmo placar se repita, a vaga será decidida nos pênaltis. Igualdade de 2×2 por diante darão a classificação aos paraibanos, por conta do fator gols marcados fora. Este é o último dos cinco jogos de portões fechados no Arruda que o Tricolor irá cumprir. A punição foi dada por conta da morte do torcedor Paulo Ricardo, atingido por um vaso sanitário arremessado de dentro do estádio, em maio.
O fator financeiro também é outro motivador para os tricolores, já que uma classificação renderá R$ 430 mil aos cofres do clube, fora a renda do jogo contra o Santa Rita/AL, que eliminou o Potiguar/RN e aguarda o vencedor do confronto desta noite. “Na verdade, desses R$ 430 mil apenas uma parte chega aos cofres, pois outra parte a Justiça Trabalhista bloqueia. Mas a classificação tem que vir. Esse valor deverá nos ajudar bastante a pagar as obrigações”, comentou Constantino Júnior, diretor de futebol do clube.
Para esta missão de classificação e recuperação da imagem, o time terá duas mudanças em relação ao que foi derrotado por 3×2 pelo lanterna da Série B, o Vila Nova, no último sábado. A primeira é no sistema defensivo. Peça bastante criticada pelos torcedores, o lateral-direito Nininho acabou com a paciência de Sérgio Guedes e foi sacado. Na sua vaga, Tony, que atuou apenas 20 minutos com a camisa coral, será o titular. A outra alteração é no setor de criação. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Carlos Alberto não atuou contra o Vila, mas retorna agora contra o Botafogo na vaga de Wescley, que fica como opção no banco.
Outra atração para a partida desta noite é a presença do meia Natan, após quase quatro meses se recuperando de uma lesão muscular. Prestes a completar 24 anos, o craque estará no banco de reservas hoje à noite e afirmou estar “100% recuperado e pronto para jogar”. Ao término das atividades, os atletas corais treinaram cobranças de pênalti. Das 26 cobranças, 19 foram convertidas e sete desperdiçadas. Os únicos com 100% de aproveitamento foram Tony, Memo, Carlos Alberto e Danilo Pires.