sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Em Vitória, TRE decide ampliar serviço da revisão eleitoral por biometria

BIOMETRIA - Durante a audiência foi decidido organizar mutirões e montar pontos de apoio. Fotos: A Voz da Vitória / AVV Imagem
Dentre as 22 cidades que estão realizando o recadastramento eleitoral por biometria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE) reforçou em audiência pública na manhã desta quinta-feira (29), realizada na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão, que de fato se encerra em 31 de março de 2016 o prazo para Vitória e Pombos efetivarem a revisão do eleitorado com recadastramento biométrico. O órgão vem realizando audiências públicas para avaliar e divulgar nestas cidades, com o Grupo de Trabalho da Biometria do TRE-PE (GTIB) analisando todas as questões relacionadas a estas ações e apresentando alternativas que possam auxiliar no andamento dos trabalhos.
Devem fazer o recadastramento, todos os eleitores inscritos nas cidades abrangidas pela revisão com biometria, inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18, que desejarem continuar votando.
Sem qualquer divulgação na cidade, a audiência aconteceu esvaziada e foi conduzida pelo Presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva e equipe técnica, ao lado dos Juízes Eleitorais da 018ª e 102ª Zonas, Dr. Valdemiro e Marlu Marinho, respectivamente, com a participação de representantes da Prefeitura, 08 vereadores, imprensa e alguns representantes da sociedade civil.
TRE - PEEm Vitória de Santo Antão são 98.740 eleitores, mas apenas 20.023 compareceram ao cadastramento biométrico. “Vem acontecendo em Vitória algo incomum que é o eleitor agendar nainternet e não comparecer no Cartório Eleitoral para fazer”, sentenciou o Desembargador Antônio Carlos. Quem não fizer o recadastro no prazo, ficará inativo perante a Justiça Eleitoral.
O TRE-PE diante das dificuldades operacionais e do pouco volume de eleitores recadastrados, decidiu nesta audiência ampliar as ações e estimular por dia 768 cadastros. Atualmente, os eleitores estão sendo atendidos na Av. Agamenon Magalhães, 334, e na Rua Cândido Cardoso Fontes, 827, garagem 93. A partir da próxima semana o horário de atendimento será das 7 às 19h, com funcionamento inclusive aos Sábados. Durante a audiência também foi esclarecido que o cidadão é resguardado por Lei a se ausentar da empresa que trabalha para efetivar seu cadastramento biométrico.
Os vereadores Edvaldo Bione (PROS) e Edmo Neves (PMN) consideraram que no ritmo que vai não se conseguirá efetuar a revisão de todos os eleitores, além de atestarem que a população da Zona Rural vitoriense se encontra fora deste processo. O Professor Edmo sugeriu a utilização de postos itinerantes com o ônibus do TRE para atendimento ao eleitor, sobretudo para a Zona Rural. Os Juízes Eleitorais asseguraram que com o novo formato e com o comparecimento do eleitor, estará garantida a totalidade do universo de eleitores para o recadastro.
ônibus TRE PE

Durante a audiência foi decidido organizar mutirões e montar pontos de apoio, bem como ampliar o atendimento no Sábado para aqueles que não conseguirem agendar viaWeb e têm dificuldades de se ausentar durante a semana. Tanto os prédios da Seccional da OAB quanto o da FACOL serão pontos de agendamento. O desembargador do tribunal disponibilizou os dois ônibus do órgão para visitar as comunidades da Zona Rural que já disponham do serviço deinternet, desde que previamente agendadas com a Chefia do Cartório Eleitoral de Vitória. Em parceria com a Prefeitura, será disponibilizado transporte para os eleitores da zona rural. As lideranças comunitárias, associações e ONG’s poderão requisitar o serviço. Ficou também acertado que haverá fichas nominais para aqueles que forem ao Cartório no Sábado. As lideranças e entidades que desejarem levar um grupo neste dia deverão requisitar e nominar as pessoas na sexta-feira anterior para ter acesso à revisão do título eleitoral.
CIDADE DE DEUS
Diante do impasse territorial que passa a comunidade de Cidade de Deus, que ainda vive o dilema se pertence a Moreno ou a Vitória  foi estabelecido uma nova orientação para os cidadãos que quiserem se recadastrar como eleitores vitorienses. Baseado no direito de optar em onde exercer sua cidadania, o TRE orienta que os moradores daquele Distrito procurem juntar documentos que comprovem sua ligação social, profissional e cultural com Vitória, para que assim, sejam de fato eleitores na cidade.
BIOMETRIA
Todos os eleitores de Vitória devem colher a digital para fazer o recadastramento do título de eleitor. Sem o recadastramento não se pode votar nas eleições, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em faculdades e renovar o Bolsa Família, por exemplo. Para fazer a revisão, siga as instruções divulgadas pelo órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário