O COPDC é realizado anualmente. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explica o Chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti que estará presente na abertura do curso nesta terça feira, às 10h.
O objetivo é qualificar 40 agentes de Defesa Civil a fim de que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta a desastres
Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil de 24 municípios da Zona da Mata Sul participam a partir desta terça-feira (04/02) do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). O curso será realizado até o dia 06/02, quinta feira, das 08 às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Escada (Rua João Manoel Pontual, nº146 – Centro) e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
No curso serão ministradas noções básicas sobre as ações de Defesa Civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Só este curso da Mata Sul qualificará 40 Agentes de Defesa Civil. Participarão representantes dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sairé, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março a Casa Militar realizará curso semelhante para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário