segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Próximo trimestre marcado por estiagem em Pernambuco

seca
O próximo trimestre (agosto a outubro) será de estiagem em Pernambuco. A análise e a previsão climática para todo o país foram divulgadas nessa semana após reunião do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/  CPTEC), que contou com a participação via internet dos profissionais do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep/Lamep), além de pesquisadores de outros Centros Estaduais de Meteorologia, de universidades e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.
Nesse contexto, os modelos de previsão climática indicam possibilidade de chuvas normal a abaixo da média para o setor Leste do Estado de Pernambuco, que compreende as mesorregiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral. Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (35%), na categoria normal (40%) e na categoria acima da normal (25%). Para o Sertão do Estado, a chuva se mantém dentro da normalidade.
Segundo o meteorologista do Itep e coordenador técnico do Lamep, Wanderson Santos, este trimestre é um período de estiagem em todo o Estado. Com o aquecimento da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico e o enfraquecimento dos ventos alísios, a configuração do fenômeno El Niño se mantém, desfavorecendo as chuvas na Região Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário