segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ex-jogador inglês mostra como ficou a perna após 26 cirurgias

Uma disputa de bola dentro da área transformou a vida do zagueiro David Busst em um pesadelo. Era uma tarde de 8 de abril de 1996. Busst defendia o Coventry contra o poderoso Manchester United, no Old Trafford. O atleta sofreu gravíssima lesão no joelho direito após colidir com dois atletas rivais (Irwin e McClair) na tentativa de fazer um gol em Schmeichel.

Dezenove anos depois da terrível contusão, Busst mostrou como ficou sua perna depois de ter sido submetido a 26 cirurgias.
Foram feitos enxertos com músculos das costas. O pior drama viria semanas depois. Busst contraiu bactéria conhecida como MRSA como no intervalo entre as cirurgias. A bactéria é resistente a tratamentos antibióticos. O ex-zagueiro conta que escapou com vida por milagre.
"Eles fizeram o que chamam de fasciotomia [feito corte na perna para conter o aumento da pressão dentro do músculo e impedir a necrose e risco de amputação]. Não havia circulação de sangue", relatou o ex-jogador aoTalksport.com.
Busst encerrou a carreira em virtude da lesão. Apesar da enorme ferida causada no corpo, Busst afirma não ter problema em relembrar a cena em que teve seu joelho retorcido dentro de campo.
"Eu não olhei para baixo. Você entra em estado de choque. A dor é insuportável. Você congela. Eu preferi não me mover porque qualquer movimento iria piorar a situação".
Foi jogada água e areia no gramado para limpar o sague dentro da área. O goleiro Schmeichel chegou a vomitar após ver a cena horripilante.
"Eu sabia que algo sério havia ocorrido. Eu pude ver a reação dos jogadores, alguns deles com a mão na cabeça", prossegue Busst, que tinha 28 anos quando se contundiu.
Ele também não aponta culpados, tampouco responsabiliza médicos por eventual má condução no tratamento.
Das lembranças do período pós-recuperatório, Busst narra o carinho que recebeu de torcedores e jogadores de vários times ingleses. Mas um apoio foi marcante:
"Eu estava com minha família por volta de um mês após a contusão e recebi telefonema de que havia um fã do Manchester United que queria me ver lá embaixo. Este jovem rapaz de boné de beisebol veio e disse: ´Oi, eu sou o David Beckham' [que iniciava a carreira no futebol]".

Nenhum comentário:

Postar um comentário