terça-feira, 25 de março de 2014

AMBULANTES REALIZAM PRETESTO CONTRA A RETIRADA DA AVENIDA CONDE DA BOA VISTA

Manifestantes vão seguir até o prédio da PCR
Cerca de 80 trabalhadores informais que atuam no Recife realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (24). Os ambulantes se concentraram às 9h em frente ao Shopping Boa Vista, no bairro do mesmo nome, na área Central da Capital. Munidos de cartazes, faixas e guarda-sóis e acompanhados por um boneco gigante, os manifestantes seguiram pela avenida Boa Vista, até o prédio da Prefeitura, onde pretendiam se reunir com o prefeito Geraldo Julio. No entanto, ao invés do gestor, o grupo se deparou com um forte aparato policial (Batalhão de Choque e Guarda Municipal). Os trabalhadores pedem que a gestão municipal construa um shopping popular no terreno do antigo Colégio Marista para que sejam transferidos para o local. Ainda de acordo com eles, o terreno do colégio não é utilizado para fim social há anos. Durante a caminhada na Boa Vista, o grupo bloqueou cruzamentos e fechou as duas vias. Só por volta do meio-dia, os veículos de passeio voltaram a circular, bem como os coletivos, que antes formavam uma enorme fila ao longo da pista. Em seguida, os ambulantes ficaram em frente ao prédio da Prefeitura do Recife, onde impediram a passagem de veículos na rua Cais do Apolo que só foi liberada após às 14h.
Filipe Baptista/Folha de Pernambuco
Uma grande fila de ônibus se formou na Boa Vista
A Polícia Militar (PM) e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) acompanharam todo o ato. Uma pequena confusão, em frente ao Marista, foi o único registro de desordem. Na ocasião, algumas pessoas tentavam pintar um muro e foram impedidas por agentes da PM. Um dos policiais acabou levando um banho de tinta. Ninguém foi detido. Com medo, alguns comerciantes fecharam as lojas. 
Depois de muito insistirem, os manifestantes conseguiram conversar com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano (Semob), João Braga. Após a reunião a secretaria emitiu nota informando que já está desapropriando cinco imóveis no Centro do Recife para que pequenos shoppings populares sejam construídos. Confira a seguir a nota na íntegra:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano informa que já está desapropriando cinco imóveis no Centro do Recife para construção de pequenos shoppings populares para abrigar os ambulantes que, hoje, ocupam as calçadas da Conde da Boa Vista. O realocamento dos comerciantes, que deve ocorrer no início do segundo semestre, tem como objetivo liberar as calçadas para os pedestres. Uma comissão de manifestantes foi recebida por representantes das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Governo e Participação Social. A pauta de reivindicações será analisada e uma nova reunião será marcada. Em várias vias do Centro, entre elas a Ponte da Boa Vista, o passeio público já foi liberado para as pessoas. É importante ressaltar que a secretaria já realizou cadastramento de todos os ambulantes do Centro desde o ano passado, e somente esses terão espaço nos shoppings populares que serão criados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário