Nesta segunda-feira , terão início as inscrições para o43º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.
O tema escolhido para esse ano foi: “Escreva uma carta para dizer como a música influencia a vida”. As redações devem ser enviadas exclusivamente pelas escolas das redes pública e privada (e não pelo aluno) até o dia 17 de março.
Em 2013, a vencedora nacional do Concurso de Cartas foi a estudante pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba. Ela concorreu com mais 5.150 estudantes de mais de 3 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que apresentaram redações sobre “por que a água é um recurso precioso”. Maírla se destacou com uma carta na qual retratou o drama da seca vivido pelos sertanejos pernambucanos desde o início de 2012.
Na primeira etapa do concurso, as escolas podem enviar no máximo duas cartas cada, escritas por estudantes de até 15 anos de idade. As redações serão avaliadas e as três melhores de cada estado serão premiadas. O resultado deve ser divulgado a partir de 7 de abril. Os primeiros colocados de cada Estado concorrerão na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional.
Regulamento – A redação deve ser uma carta argumentativa recente e inédita, escrita de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, preferencialmente na folha pautada específica do concurso, em língua portuguesa, e conter no máximo 800 palavras. A apresentação deve ser em forma de carta internacional, ou seja, começar por forma de tratamento pessoal como Caro/Cara, Prezado/Prezada, Querido/Querida, incluir o endereço do destinatário e do remetente e terminar com uma assinatura.
Serão avaliados itens como coerência, criatividade na abordagem do tema, desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara e utilização de vocabulário diversificado e rico. O formulário de inscrição, o regulamento, a folha pautada e o endereço para envio da redação estão disponíveis no site dos Correios (www.correios.com.br), na seção “Sobre os Correios” > “Sustentabilidade” > “Vertente Social”.
Premiação – Os primeiros colocados na fase estadual receberão como prêmio um tablet e os segundos e terceiros colocados, câmeras fotográficas. As escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados). Já na fase nacional, o vencedor vai ganhar uma TV de LED 40’’ e a escola, um televisor e uma oficina esportiva.
Sobre o concurso – O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Os Correios participam voluntariamente, pois o Concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é “Educação Básica de Qualidade para Todos”, além de incentivar a leitura e a produção textual.
SERVIÇO:
43º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens
Tema: “Escreva uma carta para dizer como a música influencia a vida”
Período de inscrições: de 3 de fevereiro a 17 de março
Podem participar: alunos de até 15 anos, por meio de escolas públicas ou particulares
Nenhum comentário:
Postar um comentário