Projetado nacionalmente por ser autor da emenda da reeleição, o deputado pernambucano Mendonça Filho está mostrando, com o pouco tempo que assumiu a liderança do DEM na Câmara, que é, verdadeiramente, vocacionado para o Parlamento.
Com menos de um mês de escolhido para o comando da bancada do seu partido, Mendonça se revela um dos melhores líderes do bloco de oposição.
Atento aos atropelos do Governo, o líder democrata teve um papel fundamental nos bastidores e em plenário para impor a primeira grande derrota de Dilma na Câmara: a aprovação de uma comissão parlamentar para acompanhar as denúncias de corrupção na Petrobras.
Foi dele também a ideia da criação de uma comissão suprapartidária para se deslocar até a Holanda com a intenção de apurar a denúncia de que a multinacional holandesa SBM Offshore, que constrói plataformas de produção de petróleo em cascos de navio (FPSO), pagou propina para funcionários de empresas de vários países, entre elas a Petrobras, para obter contratos.
O suposto suborno é alvo de investigação na Holanda, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Já ontem, na Comissão de Controle e Fiscalização da Câmara, Mendonça conseguiu aprovar requerimentos convocando quatro ministros e a presidente da Petrobras para prestar esclarecimentos à Câmara sobre diversas irregularidades.
Pela sua desenvoltura, Mendonça tem sido apontado pelo DIAP, entidade que acompanha os trabalhos no parlamento brasileiro, entre os deputados nota 10.
Corajoso, criativo, inteligente e experiente na ação parlamentar, Mendonça está sendo, certamente, segundo a mídia nacional, o grande calo do Governo no Congresso num ano em que a presidente Dilma enfrentará o julgamento popular como candidata à reeleição.
OS MAIS VOTADOS– Pelos cálculos que circulam na bancada federal, os deputados mais votados nas eleições deste ano serão Eduardo da Fonte, do PP, e Marinaldo Rosendo, do PSB. Também devem sair com expressivas votações o Pastor Eurico, Danilo Cabral, Fernando Bezerra Filho, Gonzaga Patriota, Mendonça Filho e Tadeu Alencar. Ainda segundo a mesma projeção, o PT só deve eleger dois federais.
– A visita do governador a Garanhuns, hoje, só passou a gerar uma grande expectativa somente porque o prefeito Izaias Régis (PTB), em entrevista ao Frente a Frente, antecipou que não iria recepcionar a comitiva de Eduardo nem tampouco mandar representante, alegando que não havia sido informado antecipadamente.Rebu em Garanhuns
Correndo da derrota– Temendo sofrer uma nova derrota, o que seria certo, o Governo resolveu tirar da pauta a votação do marco civil da internet que estava na agenda de ontem da Câmara dos Deputados. O que se diz em Brasília é que a proposta é muito nociva, reduzindo potencialmente o poder democrático de rede mundial de computadores no Brasil.
Marido na vice- Está fora de cogitação o nome da missionária Michele Collins como candidata a vice-governadora na chapa do senador Armando Monteiro Neto. O que se especulava, ontem, em Brasília, era o nome do deputado Cleiton Collins, marido da missionária. Se isso vier a se confirmar, Michelle seria candidata à deputada estadual.
Como parte das comemorações ainda pelo Dia Internacional da Mulher, nove mulheres pernambucanas recebem, hoje, às 19 horas, o Prêmio Tacaruna Mulher, o mais importante do Estado em homenagem às que se destacaram em suas áreas de atuação. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, a vereadora Aline Mariano (PSDB) é o destaque em política, economia e negócios, a única parlamentar escolhida.
|
quinta-feira, 13 de março de 2014
MENDONÇA E COMSIDERADO MELHOR OPOSIÇIONISTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário