Professores e estudantes da Autarquia Educacional da Mata Sul (AemaSul), em Palmares, chegaram na manhã desta segunda-feira (31) para mais um dia de aula e foram surpreendidos com uma grande quantidade de lagartas nas salas e corredores da instituição.
De acordo com o presidente da autarquia, Enoelino Filho, apesar de estarem espalhadas por diversos locais do estabelecimento de ensino, a quantidade era maior em dois dos blocos. “Ficamos espantados quando chegamos e nos deparamos com a situação. Isso nunca aconteceu e não sabemos o motivo”, disse.
O presidente informou também que a Vigilância Sanitária do município foi acionada. Após uma análise, foi verificado que os insetos são de uma mesma espécie e não são ofensivos. Uma equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), deve ir ao local verificar o motivo da praga e tomar as medidas necessárias.
Segundo o engenheiro agrônomo do IPA, Cícero Matias, alguns fatores podem ter contribuído para a infestação. “Soubemos que existem muitas árvores no local, pode ser que as lagartas estejam em busca de alimento. O desequilíbrio biológico também pode ter contribuído para essa invasão, mas vamos analisar e dependendo utilizaremos inseticida biológico para exterminar os insetos”, afirmou.
Por precaução, as aulas foram suspensas nesta segunda e terça-feira (1º). Cerca de 3.200 alunos ficarão sem aulas. “Foi necessária essa suspensão, porque será colocado o veneno e em seguida faremos uma limpeza”, comentou ainda o presidente da autarquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário