Tradicionalmente, todos os anos a Prefeitura de Chã Grande realiza a entrega do peixe às famílias, tanto da zona urbana, quanto na zona rural. Porém, desde 2013 a entrega do pescado vem registrando problemas: algumas ruas não são beneficiadas pela entrega.
A entrega de porta em porta, que é realizada atualmente, teve início no primeiro ano de mandato de Diogo Alexandre, em 2005. Antes disso, quando Daniel foi prefeito o peixe era entregue na garagem da prefeitura, sempre acabando em confusão, ou na falta de peixes para a quantidade de pessoas que compareciam ao local em busca do prato principal da Semana Santa.
Em conversa com algumas pessoas, constatamos a ausência de entrega de peixes em algumas ruas da cidade, como as localizadas às margens da PE-71, por trás da Igreja Assembléia de Deus. Em outros casos, algumas casas ficaram de fora da distribuição.
O peixe é distribuído em várias cidades pelo Brasil, e faz parte da cultura do país, que cultiva a tradição do pescado como principal alimento no período da Semana Santa.
Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Chã Grande para esclarecer algumas dúvidas referentes à distribuição. Como por exemplo, a quantidade de peixe distribuída, secretaria responsável e sobre a ausência de entrega em algumas ruas da cidade. Até o fechamento da matéria a assessoria, que acompanhou a distribuição, não havia nos enviado respostas.
Vitória de Santo Antão distribuiu também nesta quinta-feira (17) os peixes à população. Naquele município foram destinadas 35 toneladas. A distribuição contou com a participação do prefeito Elias Lira-PSD.
Muitas famílias carentes esperavam receber o peixe para assim compor o almoço da Semana Santa. Sem receber da prefeitura o peixe, o jeito para muitas famílias foi comprar nos supermercados, ou receber doações de amigos ou vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário