O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, encarou com muita naturalidade as críticas feitas pelo vice-presidente de futebol do Sport, Sérgio Kano, ao Pernambucano 2014 (Clique AQUI e confira). Carvalho, inclusive fez elogios ao dirigente rubro-negro. “Ele demonstrou ser uma pessoa de nível, equilibrada, educada, pois sabe pontuar críticas sem ofensas, calúnias ou difamações”. No entanto, discorda da opinião de Kano. Para o mandatário da FPF, o campeonato deste ano está bem conceituado e reforça a democracia do esporte.
“O Sport disputa um campeonato com outras 11 equipes e a FPF não tem o poder de voto. São os clubes que votam no formato da competição. Se o Sport foi vencido na votação, cabe aos dirigentes acatar o que foi decidido pela maioria”, declarou. Evandro Carvalho também rebateu às críticas quanto à arbitragem. “Temos o segundo melhor quadro de arbitragem do Brasil e somos o melhor em termos de renovação. Gilberto Castro Júnior é o único árbitro do Nordeste que está pré-selecionado para integrar o quadro da Fifa.
Evandro Carvalho disse também que não se opõe à posição do Sport que vem pedindo a escalação de árbitros de fora do Estado em seus jogos. “Se o Sport não quer a renovação dos árbitros, não vamos criar obstáculos. Mas o clube tem que arcar com tudo. E não vamos abrir mão do trabalho que estamos fazendo, pois entendemos que todos estão passíveis a erros. Até o Sport já foi beneficiado”, declarou o dirigente, se referindo à partida Sport 1 x 0 Porto, quando o Leão teve um pênalti marcado a seu favor, quando na verdade, o lance foi fora da área.
O mandatário da FPF disse também que não pode interferir numa possível posição do Sport em querer disputar a competição, a partir de 2015, com jogadores da categoria sub-20. Para Carvalho, tudo isso é uma decisão interna do clube. No entanto, o Sport poderá sofrer problemas com parceiros da competição. “Todo contrato de patrocínio parte do princípio que os times que estão na disputa vão escalar força máxima nos jogos. Se não fizer isso, o clube vai ter que responder por isso”, destacou.
Evandro sentiu na pele a insatisfação da torcida rubro-negra na viagem à Fortaleza, onde foi acompanhar de perto a final da Copa do Nordeste, entre Sport x Ceará. O presidente da FPF ouviu xingamentos dos torcedores em um restaurante da capital cearense e também no avião que o trouxe de volta ao Recife. “O futebol não vive sem torcida e o torcedor é reflexo dos dirigentes. Alguns desses dirigentes fazem críticas ofensivas, desrespeitosas, e o torcedor expressa o que ele sente. Cabe o dirigente ser sóbrio, educado e coerente. Não vi problema algum em relação a esse episódio”, disse.
Mesmo elogiando Sérgio Kano, Evandro Carvalho não vai aliviar para o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Gustavo Dubeux, e também para o vice jurídico, Eduardo Barros. “Segunda-feira estarei acionando a Justiça contra os dois dirigentes pelas declarações que fizeram. A multa pode chegar a R$ 100 mil”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário