sexta-feira, 11 de abril de 2014

Coutinho defende ar condicionado no transporte público



















Encontra-se em tramitação na Câmara Federal o projeto de lei do deputado Augusto Coutinho (SDD) que determina que todos os meios de transporte coletivo de passageiros em municípios com mais de 200 mil habitantes deverão ser equipados com ar condicionado. Caso aprovado, após entrar em vigor, empresas concessionárias e permissionárias de ônibus, micro-ônibus, vans, trens e composições de metrôs terão prazo de dois anos para se adequar às novas regras.
Ficam de fora da obrigatoriedade embarcações fluviais, por questões de inviabilidade técnica e financeira.

Coutinho ressalta que o desconforto causado pelo calor é comum a todas as regiões do país. "O ar condicionado deixou há tempos de ser um item de luxo ou de conforto em ambiente coletivos. Trata-se de uma questão de salubridade, além de ser um estímulo àqueles cidadãos que não utilizam o transporte público com frequência", disse o deputado.
O parlamentar lembra que algumas cidades adotam a medida há algum tempo, a exemplo de Palmas, no Tocantins, que este ano ganhou 40 novos ônibus com ar condicionado. Porto Alegre, Rio de Janeiro e Santos (SP) também estão adotando a mesma medida. 

No caso do sistema metroviário, o deputado destaca no projeto que alguns municípios não disponibilizam de sistema climatizado na totalidade dos trens, o que gera desconforto e até mesmo situações de mal-estar nos passageiros, como falta de ar e desmaios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário