segunda-feira, 1 de agosto de 2016

QUADRILHA INTERESTADUAL DE ROUBO DE BANCO E PRESA EM FLAGRANTE EM BEZERROS

Detalhes do caso foram divulgados nesta segunda. Foto: Julio Jacobina/DP

Uma quadrilha interestadual que atuava em arrombamentos de caixas eletrônicos foi desarticulada pela Polícia Civil. Quatro pessoas, três do estado de Santa Catarina e uma do município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, foram levadas para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). O grupo foi responsável por dez ações criminosas em agências de Pernambuco desde outubro do ano passado. O Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) investiga mais dois roubos que também pode ter a participação do grupo.

Os materiais apreendidos e os detalhes das prisões foram apresentados na manhã desta segunda-feira no Depatri. De acordo com o delegado que comandou a operação, Vinícius Notari, os roubos a banco aumentaram devido às ações dessa quadrilha, que agiu ainda em Alagoas, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Os suspeitos são especializados no uso de maçarico, modalidade usada para arrombar os caixas eletrônicos. "A gente já vinha investigando esses indivíduos desde janeiro deste ano e acreditamos que haverá uma diminuição nos casos deste tipo já que esses indivíduos agiam de forma aticulada pelo país", conta Paulo Berenguer, delegado titular do Depatri.

As prisões em flagrante aconteceram no dia 28 de agosto, no momento do arrombamento da agência do banco Santander, no município de Bezerros, no Ageste do estado. Dois vigias que não estavam armados foram rendidos pelos assaltantes. "Durante as investigações tomamos conhecimento que essa quadrilha iria agir e várias equipes foram deslocadas, posicionadas em locais estratégicos e por volta de duas e meia da manhã foi feito o cerco policial na agência. Em menos de quatro minutos eles já tinham aberto o caixa e se apoderado dos valores. Foram mais de sete mil reais", explica o delegado que comandou a operação, Vinícius Notari.

Na ação dois suspeitos ainda conseguiram fugir, mas foram capturados no Recife em um táxi usado para a fuga, No veículo foram encontrados materiais utilizados para o arrombamento. O aparato do grupo incluía maçarico, furadeira com fixação magnética, martelo, tesouras e outras ferramentas de corte. O uso desse material mostra que os assaltos eram feitos de forma especializada, segundo o delegado. "Esses indivíduos já sabiam utilizar esses materiais, são soldadores, mecânicos, profissionais que utilizam dessa forma para assaltar caixas eletrônicos", aponta Notari. Uma arma de fogo, que também foi utilizada por um dos suspeitos ainda não foi encontrada, mas Notaria afirma que as investigações continuam. Os detalhes desta nova operação ainda não podem ser revelados.

Três dos presos, Jaison Machado e Ângelo da Costa, os dois com 35 anos e de Santa Catarina, além de Raphael Feitosa, pernambucano também de 35 anos já haviam sido presos por arrombamento. Jonathan Ferreira, de 23 anos natural de Joinville que também foi capturado, já tinha passagem na polícia por tráfico de drogas. De acordo com Notari, as penas podem passar dos dez anos, já que todos foram envolvidos em restrição de liberdade, por imobilizar os guardas, roubo, emprego de arma e organização criminosa.
 
DEZ AÇÕES DA QUADRILHA:


- Banco do Brasil de Macaparana, em 14 de fevereiro de 2016;
- Banco do Brasil de Vicência, em 21 de março de 2016;
- Santander de Timbaúba, 12 de abril de 2016;
- Santander de Bezerros, 17 de abril de 2016;
- Santander de Escada, 25 de abril de 2016;
- Banco do Brasil de Amaraji, 12 de maio de 2016;
- Banco do Brasil de Ribeirão 27 de junho de 2016;
- Banco do Brasil de Santa Cruz do Capibaribe, 20 de janeiro de 2016;
- Banco do Brasil de Escada, 11 de novembro de 2016;
- Banco do Brasil em Moreno, 12 de outubro de 2015.

DADOS ROUBOS A BANCO

(Comparação do primeiro semestre de 2015 com o mesmo período deste ano)

- Furtos a bancos cresceram 250%, subindo de 4 para 14 casos;
- Roubos a bancos diminuíram 44,4%, passando de 18 para 10 ocorrências;
- Furtos e roubos a caixas eletrônicos passaram de 30 no ano passado para 28
neste ano.
Ao todo foram 52 ações consumadas até julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário