sexta-feira, 5 de junho de 2015

DESCASO COM A SAÚDE HOSPITAL MIGUEL ARRAES VAI DESATIVA LEITO DA UTI POR FALTA DE MANUTENÇÃO


HMA
Três leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife, foram desativados esta semana, por causa da falta de manutenção de equipamentos da unidade. As máquinas, que são de suporte à vida, estão sem receber a devida manutenção desde dezembro de 2014. O fechamento dos leitos foi informado pela assessoria de imprensa do hospital, nesta quinta-feira (4).
Desde a inauguração do HMA, o hospital funciona com equipamentos, como respiradores e monitores, locados de um empresa cuja sede fica em São Paulo. A locação é feita pela Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, de acordo com diretora do hospital, Amélia Lira, nem a manutenção preventiva está sendo feita. “A empresa tem que vir mensalmente para a manutenção preventiva e fazer a manutençaõ corretiva, caso algum equipamento pare. Não temos nenhuma [das manutenções]”, explicou.
Ao todo, 5 ventiladores e 7 monitores — equipamentos específicos da UTI — estão parados e os demais estão sem a manutenção preventiva. No total, a UTI do Hospital Miguel Arraes tem 29 leitos. A princípio, apenas três leitos foram desativados, mas o número pode aumentar se a situação não for corrigida. “Espero que a Secretaria consiga resolver, para a gente não fechar mais leitos. Não temos nenhum equipamento reserva na casa”, comentou a médica.
Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Saúde informou que já notificou a empresa que realiza a manutenção dos equipamentos da UTI do Hospital Miguel Arraes e está tomando todas as providências cabíveis para que não ocorra descontinuidade no serviço prestado. A Secretaria informou ainda que “de imediato, já está realizando o remanejamento de equipamentos da rede para manter os leitos de UTI do HMA abertos e servindo à população”, pontuando que a situação será resolvida ainda nesta quinta (4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário