domingo, 28 de junho de 2015

Morre aos 92 anos, ilustre vitoriense Eunice Xavier

Eunice-Vasconcelos-Xavier-pag-36
Professora Eunice de Vasconcelos Xavier, presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGV), faleceu aos 92 anos na manhã deste sábado (27), na capital pernambucana. Ela era viúva do Juiz Aluísio Xavier e integra uma das famílias mais tradicionais da tricentenária Vitória.
O velório acontece no Instituto Histórico, na Rua Imperial, bairro da Matriz, e às 17h. haverá Missa de corpo presente na Igreja de Santo Antão, para em seguida ocorrer o sepultamento, seguindo em cortejo até o Cemitério São Sebastião.
Eunice Xavier, mesmo morando no Recife, nunca abandonou a sua casa em Vitória de Santo Antão, próximo à Praça Duque de Caxias, onde era certo encontrá-la no Carnaval vitoriense e em outros dias festivos, quando as portas do seu sobrado eram abertas para os amigos e familiares. Mãe de seis filhos era uma mulher querida pela sociedade local, participando ativamente da vida cultural da cidade e uma das estimuladoras do Ciclo dos Amigos da Vitória. Por quase 20 anos esteve na Presidência do Instituto Histórico da Vitória, sendo substituída pelo Professor Pedro Humberto Ferrer.
Inúmeras personalidades lamentaram seu falecimento, a exemplo do Professor Edmo Neves, vereador pelo PMN. “Esse ano não está sendo fácil para a cultura vitoriense. Perdemos Padre Renato, Dra. Diva Holanda e agora dona Eunice. Três dos mais importantes defensores da nossa história”, destacou em nota.
O Advogado Aluisio de Melo Xavier Filho ressaltou os laços de respeito e atenção existentes entre sua mãe e a cidade de Vitória, lembrando que sua família guarda inesquecíveis lembranças e faz questão de se empenhar na guarda da memória histórica vitoriense às próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário