O secretário da Fazenda de Pernambuco, Márcio Stefanni, apresentou, nesta quarta-feira (3), o balanço orçamentário do Estado, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Durante a explanação, o titular da pasta descartou aumento de impostos e defendeu que o problema das contas apertadas é nacional.
Os dados apresentados pelo secretário apontam que, no primeiro quadrimestre, a receita do Estado foi 1,7% menor em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o secretário, houve queda de R$ 83 milhões nas operações de crédito.
O desempenho na arrecadação do Estado também ficou abaixo do esperado, segundo o titular da pasta. O ICMS cresceu 6,1%, muito próximo da inflação e considerado como dentro da estabilidade nominal. Apesar disso, Stefanni descartou aumento nos impostos, justificando que há oito anos não tem aumento em Pernambuco.
O principal argumento utilizado pelo secretário para justificar o desempenho abaixo do esperado do Estado foi a falta de liberação de crédito por parte do Governo Federal. Segundo Márcio Stefanni, o Governo do Estado só deve tomar decisões mais drásticas, a exemplo de demissões, no ano que vem, caso sejam necessárias.